domingo, 30 de maio de 2010

Rock Gótico

Hello!!!

Vou falar de um tipo de som que aprendi a gostar na infância e que ainda ouço muito.

O Rock Gótico começou no final dos anos 70, com forte influência alemã e bandas como X-Mal Deutschland e Joy Division. Se encaixa no que foi chamado de Pós-Punk, pois era um tipo de som que derivava do Punk Rock, mas com um caráter mais onírico, atmosferas mais etéreas e sombrias e letras menos politizadas. Exemplos de bandas são Sisters of Mercy, Siouxsie and the Banshees, Bauhaus, Clan of Xymox, entre outras...

O visual sempre foi muito importante na sub-cultura gótica, sendo mais melancólico que o do punk, com muita roupa preta, couro e maquiagem, mas herdou as botas, os acessórios de metal e os moicanos de seus predecessores. No início o gótico foi até definido como Punk Gótico ou Dark Punk.

Após o advento do Rock Gótico, muitos outros estilos de música passaram a fazer parte da cena gótica, como o Industrial, o EBM, o Future Pop, o Synth Pop, o Horror Punk, Psycho Billy, Death Rock, Dark Wave, entre outros , coexistindo em casas noturnas e festas do gênero.

Comecei a frequentar a cena gótica de São Paulo em meados dos anos 90, e muitas casas fizeram o rolê nessa época como o Madame Satã, Espaço Retrô, Morcegóvia, The The, Treibhaus...Hoje nada disso existe, mas ainda restam lugares pra ir como o Pub Fiction, o Via Underground, Susi in Transe, Dr. Phibes, Theatro dos Vampiros...


Siouxsie and the Banshees, importante banda gótica, tocando uma música do Iggy Pop que ficou mais conhecida no Brasil com a versão do Capital Inicial.


Sisters of Mercy!!!

3 comentários:

Andréia Tonello disse...

Essa foi do baú!! Também cheguei a curtir essas bandas. :0)

Francisco Arlindo Alves disse...

Bacana! Também curto demais estas bandas e frequentei alguns destes lugares.
No bairro do Belém têm o Aeroflith que toca um pouco de Gothico e EBM.

aBRAÇO

Ricardo Hiagon disse...

É verdade, Francisco. Eu errei na postagem, o Pub Fiction não existe mais. O Aeroflith é o antigo Pub Fiction. Mto boa a casa!

Postar um comentário