quarta-feira, 21 de abril de 2010

Um pouquinho de história

Uma das características mais marcantes de nossa MPB, principalmente na década de 60/70, é seu forte cunho histórico político implícitos nas letras das músicas. Nesta época o Brasil passava, após o golpe de 64, grande repressão social com a ditadura onde um dos meios de expressão que mais sofreram com a censura foi a música. Cantores e compositores como Chico Buarque, Caetano Veloso sofreram grandes represálias, inclusive, sendo até exilados do país.

Quero trazer no meu primeiro post uma música de nossa MPB, que trás uma história não muito conhecida de um almirante negro que comandou a Revolta das Chibatas em 1910, o Marujo João Cândido, que reivindicava melhor tratamento para com os marujos que eram penalizados com chibatadas, estas justificadas por seus superiores, como maneira de disciplina.

A música que relembra esta história foi escrita por João Bosco e Aldir Blanc na década de 70, sob o título "Mestre-sala dos Mares". Como trata de um tema ainda polêmico, sofreu sanção da censura e para que fosse executada nas rádios os compositores se viram obrigados a mudar algumas palavras na letra.

O vídeo abaixo apresenta a música e a letra:



Clique aqui para saber mais sobre esta história.

3 comentários:

Eva Nicacio disse...

Veja na Linha do Tempo, http://memoriaeinformacao.blogspot.com
vídeo do Chico Buarque e Gilberto Gil, de 1973, que retrata, literalmente, a ditadura militar.

..... disse...

Mto Bom!!!

..... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário